O que acontece se minha empresa não tiver contador?

Empresas de todos os portes lutam no mercado para se manterem competitivas. Só que muitas esquecem que não é economizando nos aspectos legais e administrativos que elas vão prosperar. Essas questões devem ser acompanhadas on time por profissionais capacitados de contabilidade.

Aliado do empresário, o contador pode contribuir tanto nas questões fiscais, quanto nos aspectos estratégicos e também relacionados à gestão, deixando todas as informações, pagamentos de impostos e documentações em ordem.

Mas o que pode acontecer se você não tiver um contador? É o que veremos nesse post. Boa leitura!

 

Sem contador, as obrigações contábeis e fiscais podem não ser pagas

Você costuma consultar a situação da sua empresa junto ao Fisco? Conhece quais são todas as suas obrigações contábeis e fiscais? Possui todas as CNDs junto aos órgãos de fiscalização? Ter controle de toda a documentação da sua empresa e acesso aos trâmites fiscais e contábeis, não é uma tarefa fácil.

O contador ou escritório de contabilidade, no entanto, consegue administrar todos esses processos utilizando ferramentas online e te mantém informado sobre o andamento da saúde fiscal da empresa. Caso não haja a atenção correta para esse ponto, tributos, guias, taxas, entre outros, podem passar despercebidos e se tornar um grande problema depois. Ou seja, impostos não pagos resultam em prejuízo em curto e longo prazo.

 

Sem contador, a gestão de riscos pode ficar em segundo plano

Limitar a atividade do contador, unicamente ao pagamento de impostos é perder a oportunidade de explorar todo o potencial desse profissional, que pode se reverter em prol do desenvolvimento da sua empresa. Dentro do rol de atividades que lhe cabe, é capaz de trabalhar em análises de desempenho, na gestão de riscos com relação a fatores trabalhistas e financeiros, além de colaborar na tomada de decisões.

Ou seja, um escritório de contabilidade de confiança pode cuidar da sua esteira operacional para que você possa se dedicar às estratégias da sua empresa. Isso porque uma equipe qualificada e experiente tem a informação que você precisa para a correta tomada de decisão, no momento certo e com toda a segurança.

Então, se você precisa, por exemplo, terceirizar a folha de pagamento, calcular impostos e taxas imobiliárias ou fazer uma auditoria na sua empresa, contar com um serviço de consultoria contábil especializada pode alavancar os seus negócios de maneira mais rápida e sólida.

Por outro lado, sem a visão desses profissionais, muitos pontos da atividade comercial poderão melhorar apenas depois de um longo período de tempo ou após erros, que podem criar situações irreversíveis.

 

Sem contador, a sua empresa pode perder o controle da documentação

Existem muitas questões legais que, geralmente, apenas um contador conhece o suficiente para manter sua empresa regular. Contrato social, guias de pagamento, declarações mensais, trimestrais e anuais, balanços e balancetes, livros contábeis e outros tantos documentos são fornecidos por este profissional. Muitos destes são necessários para manter a sua empresa regular perante as esferas municipal, estadual e federal.

Caso a sua empresa não possua um profissional especializado, é recomendável que seja contratado um escritório de contabilidade para cuidar da documentação e histórico da sua empresa e, dessa forma, ajudar a manter o seu negócio sempre regular. Lembre-se de que ter o controle de todos os processos internos da sua empresa é um dos parâmetros essenciais para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, existem sistemas de gestão do backoffice totalmente seguros e online, que permitem integrar diferentes áreas e fornecer parâmetros eficazes de análise e avaliação. E o melhor de tudo, alguns são totalmente customizáveis, de acordo com o que você precisa.

 

Sem contador, sua empresa pode ficar sem histórico

O contador está presente desde a definição do tipo de constituição societária e jurídico do negócio, até a descrição dos passos necessários para fechar a empresa, caso seja necessário. Dessa forma, ele acompanha, processa, arquiva e gerencia todos os papéis relacionados à empresa.

No entanto, você deve estar se perguntando: se eu precisar mudar de contador, como fica o histórico da minha empresa? Para tanto, uma nova ferramenta surgiu no mercado justamente para que você não perca o histórico das obrigações da sua empresa. Totalmente online, você mesmo administra seus negócios com mais conveniência, praticidade e transparência porque toda a documentação é armazenada no sistema online com total automação dos processos gerenciais, com ampla disponibilidade e em tempo real.

Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a sua empresa a ter total conformidade fiscal, em parceria com seu contador, para você não ter prejuízos.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Clique aqui e bons negócios!

Escrito por:
Roberto Silva Oliveira | Diretor da BD Serviços
3

Comentários