Em quanto tempo minha empresa dará lucro?

Todo empresário, ao montar uma empresa, logicamente quer ver o seu negócio prosperar o mais rápido possível. Essa é, justamente, uma das ansiedades do empreendedor: saber em quanto tempo ele terá o retorno de seus investimentos.

A resposta mais plausível é que não há como mensurar efetivamente esse tempo de retorno, pois ele depende de fatores intrínsecos à própria gestão dos negócios e de outros fatores externos.

Nesse post, vamos dar algumas dicas para você atuar com excelência, em cima dos fatores que são de sua competência e que estão ao seu alcance, para obter melhores resultados. Boa leitura!

 

Excelência na gestão do negócio para obter melhores resultados

A gestão dos negócios somada aos investimentos para o crescimento da empresa são fatores que fazem parte de um bom planejamento empresarial. Ainda, o domínio das despesas operacionais e a retirada dos sócios, devem atingir um ponto de equilíbrio.

É possível ver até que ponto a empresa pode ir com os investimentos em máquinas, equipamentos e outros recursos que possam levar as vendas a um novo patamar, reduzindo o tempo necessário para que alcance a rentabilidade. Se o empresário está disposto a encarar os desafios necessários para atingir o sucesso, já tem grande parte do problema resolvido quando executa uma gestão de qualidade.

Ou seja, a gestão financeira cuidadosa é fundamental para que a empresa gere lucro o quanto antes.

 

Fique atento: sazonalidade de vendas e comportamento do mercado podem impactar os resultados da empresa

Os empresários não devem menosprezar os fatores externos que podem impactar os negócios, tais como a sazonalidade de vendas e de comportamento do mercado, os valores cobrados pelos fornecedores, a tributação de impostos pelo Governo (seja Municipal, Estadual ou Federal), entre outros. Tais parâmetros devem ser continuamente vigiados para que as entradas financeiras possam permitir que o negócio opere sempre no azul e nunca no vermelho.

Por isso, é importante ter uma equipe de gestão de negócios à frente da empresa, com o auxílio de contadores e um bom sistema automatizado de gestão, para a emissão de relatórios periódicos. Dessa forma, você consegue acompanhar como anda a saúde da empresa e agir rapidamente, caso seja necessário.

 

Dicas para sua empresa prosperar

Tenha sempre em mente, que a paciência e perseverança devem sempre vir em primeiro lugar quando você é um empresário. O sucesso não é baseado em uma receita de bolo, mas seguir boas práticas empresariais ajuda a ter foco para alcançar seus objetivos. Por isso, seguem algumas dicas:

 

– Foco nas vendas e não somente nas operações internas.

– A gestão financeira efetiva é indispensável e deve estar sempre em dia.

– Calcule a possibilidade de novos investimentos.

– Torne seu produto ou serviço atrativo para seu público-alvo.

– Tenha foco no atendimento de venda e pós-venda.

 

Ainda tem dúvidas sobre gestão de finanças? Entre em contato conosco!

Escrito por:
Roberto Silva Oliveira | Diretor da BD Serviços
3

Comentários