Procedimentos infalíveis para fidelizar seus clientes

Que a satisfação dos clientes é a chave do sucesso de toda empresa, ninguém pode negar. Mas como é possível encantá-los e, mais do que isso, fidelizá-los?

Cada vez mais bem informados e exigentes com relação aos produtos e serviços que pretendem adquirir, atender as expectativas do consumidor atual nem sempre é uma tarefa simples.

Por isso, vamos dar dicas de como fidelizar a clientela nesse post para que suas vendas estejam sempre em dia.

 

O vendedor deve ser um consultor

Vender nos dias de hoje é muito mais do que ficar falando sobre características e benefícios dos produtos ou serviços que você está oferecendo. Isso porque a maioria dos clientes já vão para o ato da compra bem informados. É preciso oferecer um diferencial.

O papel do vendedor dentro desse novo contexto muito se assemelha a de um consultor e o seu foco deve ser apresentar soluções que melhor atendam às necessidades do cliente, de forma personalizada.

Ser um influencer no processo de decisão de compras ou de aquisição de serviços é o desafio desse novo tipo de vendedor/consultor. Os pilares Pesquisar, Analisar, Planejar, Agir continuam valendo, mas a venda consultiva vai além. Fornece um diagnóstico da situação atual e, somente a partir disso, promove ações personalizadas que fazem com que o problema do determinado contato tenha uma solução plausível.

A consultoria personalizada gera resultados assertivos e o ciclo se completa com o Sustentar das ações, no qual os resultados são mensurados e acompanhados.

 

Entenda as dores do cliente e ofereça soluções

Para que você possa solucionar os problemas ou atender as expectativas dos seus clientes, é importante que primeiro seja identificado o que ele está procurando.

Isso porque as pessoas tendem a comprar quando possuem alguma necessidade latente. Descobri-la e fazer a melhor abordagem para resolvê-la é uma das premissas para alcançar maior rentabilidade.

 

Respeite o tempo do cliente

Ser atendido por um vendedor impaciente, sem tempo para responder perguntas e esclarecer dúvidas, chega a ser desagradável. Ou, ainda, por outro que fique alongando o processo de compra quando o cliente está com pressa, ninguém gosta.

A dica de ouro, nesse caso, é fazer a venda no tempo do cliente. Lembrando que essa premissa também é válida para a venda de serviços.

 

Conheça bem o produto ou serviço que você está oferecendo

O time de vendas deve ser o maior conhecedor do produto ou serviço que a empresa oferece. Não é possível apresentar para o cliente algo que você não sabe como funciona ou quais são seus principais pontos de destaque.

Quando você demonstra que conhece as características técnicas, consegue apontar pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços que está vendendo, transmite segurança para o seu cliente. E isso impacta na experiência de compra, tornando-a mais agradável e positiva. Por isso, invista em treinamentos para que seus funcionários entendam bem o negócio, de ponta a ponta.

 

Solucione os problemas prontamente

Todo negócio está sujeito a contratempos. O que vai fazer a experiência de compra de um cliente ser boa ou ruim, vai depender muito de como você lida com essa questão.

Quando o cliente percebe que a empresa se importa com ele e que está focada em oferecer uma solução prontamente, seu nível de satisfação não costuma ser afetado.

 

Explore os feedbacks dos clientes

Para desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes é preciso construir um laço de confiança e ouvi-los. Seja honesto sempre, mesmo quando for para apontar os pontos fracos do seu produto ou serviço.

As avaliações feitas pessoalmente, por telefone, e-mail ou por intermédio das redes sociais podem ser um bom termômetro para saber como o atendimento ao cliente está sendo recebido pelo público. Use as críticas ao seu favor focando sempre no seu lado construtivo.

Por fim, encantar clientes tem muito a ver com adaptabilidade, esse jogo de cintura torna a comunicação muito mais eficiente e a venda mais certeira. Bons negócios!

Escrito por:
Roberto Silva Oliveira | Diretor da BD Serviços
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