A importância da pós-venda

Muito se fala na importância das vendas para uma empresa. Porém, é o pós-venda que vai fidelizar a clientela na maioria das vezes. Oferecer o melhor atendimento e criar oportunidades que motivem o cliente a voltar a comprar são alguns pontos a serem considerados.

Por isso, nesse post, vamos abordar como deve ser conduzido um bom processo de relacionamento com os clientes para fazer um excelente pós-venda! Boa leitura!

 

Mantenha um serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

Deixar o cliente satisfeito implica em transmitir confiança e credibilidade em relação a sua empresa e serviços prestados. Para tanto, é preciso manter canais, de fácil acesso, para que o cliente possa enviar sugestões e críticas sobre os produtos, atendimento etc. Esse é o chamado pós-venda receptivo.

Já o pós-venda ativo, menos comumente praticado, é aquele em que as empresas entram em contato com os clientes para solicitar informações referentes a sua satisfação com relação aos produtos e serviços adquiridos.

Ambas as formas de atendimento, tanto receptiva quanto ativa, são essenciais para pontuar o que deve ser melhorado na empresa, identificar falhas nos processos e são excelentes canais de comunicação.

Ou seja, um departamento de SAC bem estruturado é fundamental para alavancar seus negócios.

 

Reclamações devem ser respondidas rapidamente

Após a realização de uma transação comercial, é comum que o cliente queira entrar em contato com a empresa caso tenha tido algum problema durante o processo de compra.

Nessa etapa, é importante que a sua empresa tenha uma atenção especial com relação ao problema e, mesmo que você não tenha uma solução imediata a oferecer, é importante mostrar um atendimento cuidadoso.

A dica é jamais ignorar uma crítica, ainda que você não concorde com ela, demonstrando que a sua empresa está disposta a ouvir e resolver o problema. Além disso, agradeça sempre que receber um comentário positivo.

 

Evite prometer o que não pode cumprir

Propor soluções eficientes para atender a reclamação do cliente é fundamental para não o perder, mas é importante que não sejam feitas promessas inviáveis. Isso poderia aumentar a insatisfação dele.

Uma reclamação atendida de forma rápida e eficaz consegue reverter esse quadro negativo de insatisfação e conquistar novos clientes. Estimula, ainda, a indicação da sua empresa, fazendo com que você se torne referência em excelência e comprometimento.

 

Marketing e comunicação são fundamentais no processo de pós-venda

E por fim, e-mails marketing, newsletter, postagens nas redes sociais e blogs são algumas das ferramentas que sua empresa pode utilizar para “estar presente” no dia a dia do cliente e, com isso, despertar o seu interesse.

Caso sua empresa não tenha um departamento de marketing e comunicação, é possível terceirizar essa demanda. O mais importante é que o conteúdo exposto chame a atenção, não seja óbvio, agregue valor para o cliente e seja estratégico.

Um bom atendimento somado ao marketing bem feito e excelente administração são alguns dos requisitos para se ter uma empresa bem-sucedida.

Bons negócios!

Escrito por:
Roberto Silva Oliveira | Diretor da BD Serviços
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